Distúrbios do Sono

 Pneumo - saiba mais sobre...

 

Nódulo Pulmonar

O que significa?

O nódulo pulmonar é uma "mancha" arredondada ou ovalada no pulmão que possui até 3cm de tamanho. A grande preocupação dos médicos e pacientes é saber se existe o risco de ser um câncer ou tumor maligno de pulmão. Quando a "mancha" tem um tamanho maior que 3 cm passa a ser chamada de massa e não de mais de nódulo.

O que pode ser um nódulo no pulmão?

Em 60% dos casos é uma doença benigna, isto é, não se trata de câncer. Dentre as causas benignas destacam-se a tuberculose, as infecções por fungos, os hamartomas e os tumores benignos. Na tuberculose e nas infecções por fungos estas lesões refletem o aprisionamento do agente infeccioso dentro de uma reação do organismo, resultando na formação do nódulo, que ao microscópio será caracterizado como uma lesão com granulomas. A palavra “granuloma” vem do latim e significa “grão” ou “semente”.

Os hamartomas são aglomerações de alguns tecidos que não deveriam estar presentes naquele órgão naquela proporção. As células são normais, mas são mal organizadas. No pulmão o tipo mais freqüente envolve uma aglomeração nodular de cartilagem e gordura. Diversos tumores benignos podem resultar em NPS.

A preocupação da detecção de um nódulo pulmonar reside na possibilidade de o mesmo ser um câncer de pulmão (30%) ou um câncer proveniente de outro lugar que se disseminou para o pulmão (10%).

"Tenho um nódulo em meu pulmão... O que devo fazer?"

A primeira coisa é manter a calma e procurar o auxílio de um médico pneumologista com boa formação e atualizado com as novas tecnologias que permitem o diagnóstico da melhor forma. Como já vimos, a maioria dos nódulos são benignos.

Basicamente, existem 3 ações possíveis no manejo do nódulo pelo médico:

1. Acompanhar o nódulo com exames específicos e, se não houver nenhuma alteração no tamanho ou forma do nódulo após alguns meses este será considerado benigno. Caso contrário, possui chance mais alta de ser câncer e dever ser retirado cirurgicamente.

2. Biópsia.- por broncoscopia, vídeoo-toracoscopia ou pelo método convencional.

3. Retirada do nódulo através de cirurgia que pode ser por vídeo-toracoscopia ou cirurgia convencional.

 



R. Peixoto Gomide, 515, Conj 74 - Jardim Paulista, São Paulo-SP. CEP: 01409-001.
Tel: (11) 2507-5896 / 3774-5896 | Copyright © 2010 www.pneumo.com.br
Design by Dr Marcelo Andrade | Supported by www.uolhost.com .br
Estrutura Pacote Web 1.0 - Customizado